Descrição
Samuel Muankongue nasce em Mueda no ano de 1974 e a sua prática de escultor não pode, porventura, dissociar-se do percurso que viu a sua mãe, Reinata Sadimba, fazer: certamente o terá contaminado, instruído, mas também terá sido à sua revelia que procurou um caminho singular. Efetivamente, Samuel, pese embora as anamorfoses identificáveis nas suas obras e que são simpatias retratadas, ou seja, relações estabelecidas entre os mundos interior e exterior, pode considerar-se um naturalista. Por outro lado, é percetível o gosto que Samuel Muankongue reserva às representações de figuras em par ou agrupadas, insistindo por tal nos diálogos, nas relações, nas ínfimas transfusões anímicas que se tecem entre os seres vivos: fá-lo orgânica e naturalmente, com rasgo formal e toda a lisura, como se se aproximasse dessas pessoas com o máximo cuidado.
Samuel Muankongue esculpe numa escala de pequenas dimensões e exibe algumas marcas que conferem identidade e singularidade às suas obras: a anamorfose, então, e a forma como veste as figuras. São observáveis ocasionalmente situações em que nos mostra mãos gigantes, desproporcionadas relativamente ao restante, a darem conta dessa qualidade do prensar dos afetos, ou mesmo cabeças mais destacadas em face do corpo, a representarem a vida exata das personagens que esculpe com atenção. Samuel Muankongue, portanto, criou um coração-próprio como artista, e como observador.
Obras
2022, Matosinhos
barro com pintura a grafite e cal 44 x 45 x 40 cm
A ideologia de desenvolvimento Ujamaa assenta na premissa de que “uma pessoa torna-se numa pessoa através da comunidade”. Nesta representação, Samuel convida à reflexão sobre o peso que o bem comum pode colocar sobre os indivíduos.
2023, Matosinhos
barro com pintura a grafite 50 x 146 x 41 cm
Samuel Muankongue esculpiu nesta ocasião numa escala inusitada relativamente ao que nos tem habituado, transpondo para o grande e em escala aparentemente real, e com toda a desenvoltura, uma expressão radicalmente própria. Além disso, “Gémeas Inseparáveis” parecem retratar entidades solares.
Loading
Biografia
1974 – Mueda, Moçambique
Artista Plástico – Escultura Cerâmica
Filho de Martins Muankongue e da emblemática Reinata Sadimba, Samuel teve uma infância nómada, uma vez que viajava constantemente para fora do país com a sua mãe, de forma a atender todo o tipo de compromissos da mesma.
Com apenas seis anos de idade, Samuel vai para a Tanzânia com Reinata, onde conclui a terceira classe. No ano de 1992, regressa a Maputo, Moçambique, onde começa os seus próprios negócios.
Samuel sempre teve uma paixão pelo barro, mas, é depois de inúmeras exposições individuais e coletivas, nacionais e internacionais, que o artista se firma no mundo das artes plásticas e percebe que consegue ganhar sustento a partir das suas obras.
Na sua estadia em Portugal, Samuel fica deslumbrado em ver outros escultores a trabalhar com o barro, inspirando e influenciando assim, o artista a implementar novas técnicas no seu ofício, tornando-o no artista que é hoje.
WORKSHOPS
2023 – Residência Artística Cerâmica a Quatro Mãos, Barcelos, Portugal
2022 – Residência Artística Momentum Moçambique, Matosinhos, Portugal
EXPOSIÇÕES COLECTIVAS
2023 - Mãos de Escultura e uma visionária na ilha (de Moçambique), Perve Galeria, Lisboa, Portugal | 5ª Bienal Internacional Arte Gaia, Portugal | Reinata Com Vida Samuel, Galeria Manoeuvre, Portugal
2022 - Momentum Moçambique, Galeria Manoeuvre, Portugal | Manimalia, Galeria Manoeuvre, Portugal
Exposições
Entrevista
Vídeo
Voltar
Voltar ao topo
2022, Matosinhos
barro com pintura a grafite e cal 44 x 45 x 40 cm