Artistas
Voltar
Manimalia
Gonçalo Mabunda, Kheto Luluali, Lulu Maparangue, Mapfara, Nino Trindade, Reinata Sadimba, Samuel Muankongue e Simbraz
.
—
.
Rua de Tomaz Ribeiro 623
4450-031 Matosinhos
Artistas
A Arte Africana propõe uma aproximação emocional e intelectual entre homem, animal e natureza raramente vista em trabalhos proveniente de outros quadrantes. Se o antropocentrismo tem dominado a produção moderna a ocidente, o continente africano é prodigioso na exploração de visões como o biocentrismo, sencientismo ou multinaturalismo.
Autores como Mapfara advertem para a superficialidade com que hierarquizamos os seres, focando-se na causalidade entre organismos e ecossistemas — relação esta que sustenta toda a vida no planeta.
Ao pintar, Kheto Lualuali não estabelece contornos às suas personagens humanas e animais, sugerindo a sua indivisibilidade do meio natural. Quando uma paisagem protagoniza os seus trabalhos, evidencia-se um sencientismo no tratamento que lhe confere a mesma posição que qualquer outro organismo.
Através do evento “MANIMALIA”, a Manoeuvre pretende inspirar um diálogo sobre a auto-perceção humana de tradição ocidental, sugerindo um re-ancorar do seu centro de gravidade: olhemos para a produção artística africana e debatamo-nos com o nosso próprio afastamento dos outros fenómenos naturais.
Como ponto de partida, propomos a análise dos trabalhos e conceitos dos já citados Mapfara e Kheto Lualuali mas também dos artistas Samuel Muankongue, Lulu Maparangue, Nino Trindade, Reinata Sadimba e Simbraz.
Talvez como nunca, é urgente desenhar uma nova harmonia universalmente inclusiva — possa este ser um pequeno passo para a sua determinação.
Galeria
Loading
Voltar
Voltar ao topo