Partilhar
Artista(s)
Inaugurou no dia 26 de maio a exposição "As Atmosferas - A Coletiva dos Dois Irmãos Gémeos” do pintor Kheto Lualuali, na Galeria MANOEUVRE. Nesta ocasião poderá assistir ao desenrolar de um diálogo, de um confronto, ou ainda indubitavelmente de uma perspetiva, que coloca frente a frente Kheto e Lualuali Júnior: que aqui vêm como irmãos gémeos. Enquanto gémeos, compartilham similitudes, irmanam-se familiarmente porque provenientes e gerados da/na mesma matriz, mas mantêm qualidades e personalidades que os distinguem. Prometidos ao diálogo, porque se pressentem mutuamente, Kheto e Lualuali Júnior vêm, no entanto, a confrontar-se na intensidade com que perspetivam a vida, a paisagem, a pintura, e o que nelas se relaciona reflexivamente.
Pintor de inequívocas atmosferas, que estão radicadas no aspeto visual das suas telas, por um lado, e, por outro, concordam com o facto de nos proporcionar apenas pressentir as identidades veladas nas figuras que constrói, Kheto Lualuali dá curso agora a um teatro psicanalítico rico, estimulante e intrigante. Este teatro psicanalítico introduz-nos, certamente, no drama do que é próprio da identidade.
Composta por obras todas elas de 2023, "As Atmosferas - A Coletiva dos Dois Irmãos Gémeos” proporciona perspetivar, mais uma vez, Kheto Lualuali como um pintor-pensador fundamental. Até dia 5 de junho!
Voltar
Voltar ao topo