Partilhar
Artista(s)
A SEMANA AFRICANA 2023, na sua 5ª manifestação que decorreu entre 23 e 29 de maio na Covilhã, é um encontro anual que se realiza desde 2019, tendo tido na cidade da Guarda a sua primeira edição. Este ano centrou-se nos temas da “Lusofonia” e da “Herança” e perspetivou-se no enquadramento do Plano de Ação da Covilhã como cidade criativa da UNESCO em Design, tendo reunido: designers, modelos, chefs, artistas e escritores de origem africana.
Esta SEMANA AFRICANA 2023 foi organizada, conjuntamente, pelo Município da Covilhã, pelas entidades moçambicanas QuaQua Design e AKINO, pelo Instituto Nacional das Indústrias Culturais e Criativas (INIC). Contou com o apoio de empresas locais, estabeleceu uma parceria com a Universidade da Beira Interior (UBI) e realizou-se com o Alto Patrocínio do Presidente da República Portuguesa.
O encontro contemplou exposições, concertos, sessões literárias, tertúlias, projeções de filmes, oficinas e momentos de degustação gastronómica. No último dia, 29 de maio e pelas 18h00, realizou-se no Salão Nobre dos Paços do Concelho a 3ª sessão literária, submetida ao tema: Circulação do livro e bens culturais na CPLP, onde Ricardo Salgueiro marcou presença na condição de Orador Convidado. Tendo como companhia na sessão Cristina Costa Vieira – Docente e investigadora do Departamento de Letras da UBI, e sob moderação de José Carlos Venâncio – Professor Catedrático Aposentado da UBI, Ricardo Salgueiro apresentou, remontando ao seu nascimento em 2021, a MANOEUVRE.
Voltar
Voltar ao topo